sexta-feira, 23 de março de 2012



23 de março de 2012 | N° 17017
ARTIGOS - Flavio José Kanter*


Velhos podem trabalhar?

Li a história do senhor Ron Akana, que tem 83 anos de idade. Parece ser o comissário de bordo em atividade há mais tempo nos Estados Unidos, 63 anos na United. Há um outro com 87 trabalhando na Delta, mas começou dois anos depois de Akana. E sua antecessora na mesma companhia deixou de trabalhar há cinco anos, aos 85.

Ele já voou uns 20 milhões de milhas, algo como fazer 800 voltas à Terra ou ir e voltar à Lua 40 vezes. Quer saber se ele está cansado? Diz que não. O fato de ser o mais antigo lhe permite escolher antes a escala de trabalho.

O que escolhe? Rotas longas, como seus pares mais antigos nas companhias aéreas, para atingir rapidamente a quota de horas requeridas no mês. Muitos comissários trabalham até idade avançada porque precisam do salário.

Não é o caso deste senhor. Ele ganhava mais de US$ 100 mil anuais aos 70 anos. Diz que trabalha porque não se imagina longe dos colegas e dos passageiros que encontra a cada novo voo. Gosta do que faz, até de preparar a mala e o uniforme de trabalho nas noites antes de voar. Brinca que o que ganha trabalhando é para as férias...

Há o que refletir nessa história. A pirâmide populacional vem se modificando, com menores taxas de nascimento e aumento na longevidade. Muitos países já avançaram, e o Brasil entrou nessas mudanças.

Isso traz implicações, pois diminuem contribuintes e as aposentadorias tornam-se cada vez mais longas. Gastos com saúde e doença de pessoas que vivem mais tornam-se maiores. São necessários mais leitos hospitalares, vagas em emergências.

A presença dos velhos por mais tempo no mercado de trabalho também se torna real. Tudo indica que os que gostam do que fazem trabalham bem, são apreciados, utilizam a experiência acumulada e são bons no que fazem. A satisfação por se envolver com algo prazeroso faz com que o trabalho seja uma alegria renovada, não um fardo.

Isso é construído ao longo da vida. Ron Akana trabalha desde os 20 anos, época em que se voava impecavelmente trajado, eram servidos coquetéis de frutos do mar e se atendiam passageiros que se reuniam em torno do bar do avião para uma bebida.

Nos tempos cinzentos da aviação atual, ele trabalha com a mesma satisfação: soube entender e se ajustar às mudanças que ocorreram nessas décadas.

A tendência é de se viver mais. É bom nos prepararmos para uma velhice boa.

*Médico

Nenhum comentário: